quinta-feira, 11 de julho de 2013
Sindicato realiza palestra com Advogado do Sindicato e Técnicos do INSS
A palestra aconteceu quinta-feira na semana passada (04/07) onde inicialmente teve inicio com esclarecimentos feitos pelo Dr.Orlando advogado do sindicato,onde mesmo tirou duvidas dos sócios presentes sobre direitos trabalhistas e logo após isso,o mesmo esclareceu para os sócios a situação das causas trabalhistas referente ao município de Antonina do Norte e em seguida falou um pouco sobre o bloqueio de contas que aconteceu recentemente na prefeitura Antonina do Norte.
Na segunda parte da reunião uma equipe do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) esteve em Antonina do Norte, onde ministrou palestra dirigida aos servidores públicos sobre Previdência Social. A palestra aconteceu no Clube Luar do Sertão em Antonina do Norte, e contou com a presença de trabalhadores de vários segmentos como de sócios de Saboeiro e Auiaba.
A palestra havia sido solicitada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – SINDSEPANSA, cujo presidente é Sr. Wilsom Quirino.
Representaram o INSS: Claudiane, gerente executiva do INSS do Crato, Marcos, gerente da Agencia do INSS do Assaré.
PREVIDÊNCIA SOCIAL E CONTRIBUIÇÃO
De acordo com a explanação das técnicas, o trabalhador a partir dos 16 (dezesseis) anos pode ser contribuinte e assim terá direitos aos serviços oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em conformidade com a legislação em vigor. Qualquer pessoa pode contribuir com o INSS mesmo aquelas que não trabalham com carteira assinada, como donas de casa e pessoas que trabalham por conta própria. No entanto é preciso contribuir para ter direitos aos serviços e benefícios.
A Previdência Social reconhece o trabalhador de varias maneiras: quem trabalha para prefeitura, empregados domésticos, contribuintes avulsos, contribuintes individuais e os trabalhadores rurais.
O trabalhador contribuinte é garantido com vários direitos como aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por invalidez, salário-família, entre outros.
No caso de morte do trabalhador contribuinte, os assegurados têm direito ao beneficio e ao auxilio doença, o trabalhador segurado tem que ter contribuído para a Previdência Social por no mínimo um ano. Para requerer o salário maternidade o segurado não precisa ir ao INSS.
Os presentes puderam tirara dúvidas sobre como e quando requerer o benefício.
IDADES PARA REQUERER A APOSENTADORIA
Aposentadoria por idade, o homem pode entrar com o pedido aos 65 anos, a mulher deve contar 60 anos para conseguir ter direito ao beneficio e provar 15 anos de atividade. Aposentadoria por contribuição: Mulheres que contribuíram durante 30 anos e homens que têm 35 anos de contribuição, independentemente da idade. A aposentadoria proporcional mulheres 48 anos e homens 53, ambos entre 27 a 29 anos de contribuição.
Aposentadorias para professores: mulheres 25 anos e homens 30 anos de contribuição independe de idade. Quando forem requerer benefício devem levar os documentos originais e Xerox dos mesmos sem ser preciso autenticá-los. Caso tenha dado entrada no beneficio e o mesmo for negado deve entrar com recursos para não ter prejuízos.
Aposentadoria para trabalhadores da saúde: mulheres 30 anos, homens 35 anos de contribuição, exceto os insalubres.
Caso os segurados queiram ter conhecimentos atualizados da Previdência Social sobre Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) podem procurar os servidos no INSS que represente seu município, no número 135, no site www.previdencia.gov.br.
O presidente do Sindicato ressaltou que embora não tenha uma estatística sobre aposentadorias de servidores, a procura por orientações para encaminhamentos é constante. Ele disse que a palestra foi oportuna e esclarecedora.
quarta-feira, 1 de maio de 2013
Mensagem do Dr. Valdecy aos Trabalhadores
DIA DO TRABALHO – MAIO DE 2013 – PARABÉNS A TODOS OS TRABALHADORES BRASILEIROS - MUITO SE CONQUISTOU DESDE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL – O NEOLIBERALISMO E A CORRUPÇÃO SÃO AMEAÇAS AOS DIREITOS SOCIAIS – HÁ O QUE COMEMORAR MAS A NECESSIDADE DE LUTA PARA TODOS OS TRABALHADORES – DO SETOR PRIVADO OU DO SETOR PÚBLICO – CONTINUA IMPERIOSA
Servidores Públicos Municipais do Ceará - Nas ruas de Fortaleza em defesa do Trabalho Decente |
PARTE HISTÓRICA
- O DIA DO TRABALHO FOI CRIADO
NO BRASIL EM 1925;
- É DATA UNIVERSAL ADOTADA EM
HOMENAGEM À GRANDE GREVE DE CHICAGO, EM QUE AS LIDERANÇAS DOS TRABALHADORES
ACABARAM CONDENADAS À MORTE POR ENFORCAMENTO. REIVINDICAVAM APENAS JUSTIÇA SOCIAL;
- EM 01 DE MAIO DE 1943 FOI
CRIADA A CLT, através do Decreto-lei nº
5452. Quando se unificou toda legislação trabalhista do Brasil, que hoje sofre
ataques para flexibilização, que é a perda de direitos dos trabalhadores;
- O SALÁRIO MÍNIMO NO BRASIL FOI CRIADO EM 01 DE
MAIO DE 1940, ATRAVÉS DO DECRETO-LEI Nº
2.162, APÓS PESQUISADORES CONCLUÍREM A NECESSIDADE DE UM SALÁRIO MÍNIMO, JÁ
DEFENDIDO NO MANIFESTO COMUNISTA, DE KARL MARX E ENGELS, PARA SUSTENTAR 02
ADULTOS E 02 CRIANÇAS. PARA COBRIR AS SEGUINTES DESPESAS:
a) 55%
para alimentação, 20% para habitação, 8% para vestuário, 10% para
higiene e 7% para transporte. Segundo o Dieese, para sustentar uma
família, conforme a atual Constituição, o salário mínimo deveria ser 04
vezes o valor do mínimo em 2013, cerca de R$ 2.700,00;
b) A
Constituição Federal de 1988, e em seu artigo 7º, inciso IV, embora não
estabeleça percentuais de gastos de forma específica, transformou o
salário mínimo em direito humano fundamental, também estendido aos
servidores públicos, sumulado pelo STF, eis despesas que devem ser
cobertas pelo salário mínimo. Artigo 7º, inciso IV, da CF: IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades
vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação,
saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com
reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;
c) Mas
há empregadores e inúmeros municípios que pagam aos seus trabalhadores
salário inferior ao salário mínimo, o que viola os direitos humanos.
VEJA
DEPOIMENTO QUE GRAVEI NA PRAÇA DA GREVE - NA FRANÇA - DANDO PARABÉNS AOS
TRABALHADORES BRASILEIROS E DO MUNDO PELO PRIMEIRO DE MAIO DE 2013:
PONTOS RELEVANTES
QUE MERECEM DESTAQUES
Percebe-se que o dia 01 de maio sempre foi escolhido para criação de
direito de trabalhadores, que geralmente protestam, o que demonstra o quanto
foi acertada a criação de tal data. Apesar da CLT ser antiga, sofre ataques,
pois empresários alegam, que ela garante muitos direitos aos trabalhadores.
Grande parte deles hoje com status de
direitos humanos universais e tornados fundamentais pela Constituição Brasileira.
Nesse sentido, o Projeto de Lei n/º 4330 é um retrocesso, em nome de um
neoliberalismo desnecessário ao Brasil, pois precariza a situação social dos
trabalhadores, combatido por todas as centrais sindicais, o que pode ser mais
aprofundado no site da CONFETAM: http://confetam.org.br/noticias/texto.php?Id=4559
NO SETOR PÚBLICO – DIREITOS SOCIAIS
E PREVIDÊNCIA: sobretudo o servidor público municipal tem sofrido ataques com
diminuição dos seus direitos sociais, com a não implementação, sendo o caso
mais escandaloso o não cumprimento da lei do piso magistério, pois adotaram um
piso pirata ilegal e a maioria dos entes, o que inclui também estados da Federação
são violadores. Para se inteirar melhor importante ler carta de repúdio da
Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal – FETAMCE: http://www.fetamce.org.br/noticias_detalhes.php?cod_noticia=1741
Há ataques ao instituto do concurso público, não elaboração de planos
de carreira por entes da Federação, redução salarial, piora de planos de
carreira onde existem. Em se tratando de direitos previdenciários, tornou-se
uma verdadeira cultura a apropriação indébita, tanto em se tratando do regime
geral de previdência (RGPS), gerido pelo INSS, quanto o regime próprio de
previdência, geridos pelos estados e municípios da Federação. Os chamados
regimes próprios de previdência (RPPS) em sua quase totalidade deficitários.O
que tem causado enormes prejuízos na efetivação de direitos previdenciários dos
trabalhadores no Serviço Público, o que vale para maioria dos Municípios,
incluindo as capitais, Estados da Federação e Distrito Federal. Tentam remediar
o problema criando um futuro problema, a previdência complementar. Vez que
o problema está na cultura de gestão,
não no regime de previdência adotado. SENDO O PIOR CASO OS REGIMES PRÓPRIOS DE
PREVIDÊNCIA MUNICIPAIS.
FERRAMENTAS E GARANTIAS DOS
DIREITOS DOS TRABALHADORES: Cada vez mais o Ministério Público do Trabalho
resolve pendências trabalhistas via audiências de conciliação extrajudiciais,
agindo para prevenir acidentes de trabalho, combatendo o trabalho escravo e o
trabalho infantil. O mesmo se diga do Ministério Público Federal e Ministério
Público Estadual, que também têm resolvido pendências trabalhistas de forma
administrativa e têm combatido a corrupção, que devora dinheiro público,
sobretudo da educação, da saúde e da previdência dos trabalhadores. O Poder
Judiciário em todas as áreas tem deixado a desejar. Sobretudo em se tratando do
direito dos servidores público da União, dos Estados e dos Municípios. Lento, caro,
inacessível, ineficaz e muitas vezes incapaz de zelar pela obediência às suas
próprias decisões.
DIREITO DE GREVE: De forma
genérica tem sido atacado pelos 03 poderes e empregadores. Pelo Poder
Legislativo, sendo o mais escandaloso exemplo o Congresso Nacional, que por
omissão, até os dias atuais, não disciplinou o direito de greve; pelo Poder
Executivo Federal, Estadual e Municipal, com retaliações que variam desde o
desconto de salários dos grevistas, ações pedindo ilegalidade de greve,
violações à liberdade sindical e até ajuizamento de ações requerendo ilegalidade
de greve, com pedido de multas extorsivas contra sindicatos e trabalhadores;
direito também atacado pelo Poder Judiciário, que através das fundamentações
mais absurdas tem julgado a maioria das greves como ilegais, embora o direito
de greve seja garantido pela maior das leis, como princípio, a Constituição
Federal.
VEJA PEQUENO DOCUMENTÁRIO SOBRE A ORIGEM DA PALAVRA GREVE - GRAVADO NA HISTÓRICA PRAÇA DA GREVE NA FRANÇA EM 2010:
CONCLUSÃO
PIOR JÁ TEVE, MAS PODERIA ESTÁ MELHOR QUE O QUE
ESTÁ. Há o que comemorar por parte dos
trabalhadores, seja do setor privado, seja do setor público, todavia necessária
muita luta, para que o patrimônio social dos trabalhadores do Brasil seja
mantido, implementado integralmente a ampliado, para que o princípio da
igualdade, sobretudo na divisão das riquezas produzidas, garanta o mínimo existencial
para todos, a dignidade da pessoa humana e os objetivos da República Federativa
do Brasil contido no artigo 3º da Lei Maior.
Fonte : Blog do Dr. Valdecy
domingo, 28 de abril de 2013
Matéria sobre o Piso Nacional dos Professores
MEC confirma novo piso de professores de R$ 1567
Salário para jornada de 40 horas será reajustado em 7,97% em 2013. No ano passado, aumento foi de 22%
O Ministério da Educação confirmou nesta
quinta-feira, dia 10, o valor do piso salarial para professores em 2013:
R$ 1567,00. O reajuste é de 7,97% sobre o valor de 2012 (R$ 1.451,00)
. Normalmente divulgado em fevereiro, o anúncio foi antecipado este ano
porque “há novos prefeitos assumindo, que precisam dessas informações
para dar conta de suas responsabilidades”, segundo o ministro Aloizio
Mercadante.

Mercadante diz que continuará se
"esforçando para chegar a um entendimento com gestores e professores"
sobre a fórmula ideal do reajuste do piso
O salário é o mínimo que deve ser pago
mensalmente a professores que tenham carga horária semanal de 40 horas.
Os docentes que trabalham em jornadas diferentes precisam receber um
montante proporcional. O ajuste foi feito conforme determina a lei que
institui o piso nacional, de 16 de junho de 2008, aprovada pelo
Congresso Nacional. Ele se baseia na arrecadação do Fundo Nacional para o
Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e leva em conta o
percentual de crescimento do valor por aluno para os anos iniciais do
ensino fundamental urbano.
Em 2012, o aumento do piso foi de 22,22% em relação ao
salário de 2011 e muitos gestores questionaram o cálculo, pelo impacto
provocado nas receitas de Estados e municípios. Uma arrecadação maior de
Estados e municípios, fatores que compõem o Fundeb, levou a esse
aumento mais significativo.Seis governadores chegaram a entrar na Justiça , pedindo que o aumento fosse pela inflação, mas o Supremo Tribunal Federal dediciu, pela segunda vez, que a lei deve ser cumprida. Dessa forma, lembrou Mercadante, a fórmula usada para calcular o reajuste não pode ser modificada este ano.
Além de usar a inflação como parâmetro para o reajuste, uma outra proposta discutida no ano passado prevê a combinação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e da variação do Fundeb para compor o valor do piso. Há inclusive um projeto de lei no Congresso que propõe a mudança.
"Dessa vez, o impacto nas contas não será o mesmo, mas os ganhos para os professores serão reais. A maior dificuldade é que o piso partiu de um patamar muito baixo", afirmou o ministro. Segundo ele, para a educação brasileira ser de qualidade, será preciso investir no salário dos professores. "Precisamos recuperar o piso de forma progressiva e sustentável", disse.
Nesta quarta-feira (9), a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgou pesquisa em que aponta que o reajuste impacta as prefeituras em cerca de R$ 2,1 bilhões . A entidade defende o uso apenas do INPC para o cálculo do piso.
Mais aumento
Já a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) contesta o valor anunciado e defende que o salário deveria ser de R$ 2.391,74. Segundo a entidade, o reajuste proposto se baseia numa interpretação errada da lei do piso, que efetuou o primeiro aumento apenas em 2010, e não em janeiro de 2009 como defende a CNTE.
Mercadante diz que, este ano, o Ministério da Educação continuará se "esforçando para chegar a um entendimento com gestores e professores" sobre a fórmula ideal do reajuste. Porém, ele afirmou que as receitas destinadas à educação pelo Fundeb são capazes de sustentar o pagamento do novo piso.
O ministro se baseou na projeção de aumento dos recursos que vão para o fundo em 2013. No ano passado, Estados e municípios arrecadaram para a educação R$ 94,1 bilhões. O governo federal complementou a verba com R$ 9,4 bilhões. Em 2013, o MEC estima que a arrecadação dos Estados e municípios chegue a R$ 107,1 bilhões. A previsão da União é de repassar mais R$ 10,7 bilhões para o fundo, um aumento de R$ 1,3 bilhão de um ano para o outro.
Cada Estado e município recebe um valor mínimo por aluno. Boa parte dos recursos são usados para pagamento de professores. Toda a verba dada pelo governo federal vai para os municípios dos nove Estados mais pobres: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Ceará e Alagoas. E 10% dessa complementação federal deve ser usada exclusivamente para pagamento do piso salarial dos professores nesses Estados.
*Com reportagem de Priscilla Borges, iG Brasília
Sindicato reivindica do Prefeito Marcondes Ferraz atualização aumento de 7,97% do salário dos Professores
O sindicato ainda
levou o caso ao ministério público pra os professores receber o retroativo a
janeiro, mas como os prazos já estavam vencidos acabamos perdendo o retroativo
de 2012. Para evitar que isso acontecesse este ano também, o SINTSEPANSA no dia 25 de abril (quinta-feira) passada, tentando negociar ainda em tempo hábil a correção do piso da categoria que é de
7,97% e precisa ser paga retroativamente. Nessa ocasião o SINTSEPANSA representado por sua diretoria (Wilson Quirino,
Carlos Olinda, Messias e Jardel) sentaram juntamente com o Prefeito de Saboeiro Dr. Marcondes
Ferraz, Vereador Mozer e a Professora Luiza secretária de finanças do município
de Saboeiro, e lá foi foram feitas as reivindicações
a respeito da correção do Piso Salarial
dos Professores referente a 2013, tendo em vista que a já estão a quase 5 meses
do ano letivo de 2013 e os mesmos ainda estão
recebendo de acordo com piso aprovado no ano de 2012.
Durante a conversa o prefeito afirmou que a mensagem de
ajuste ao piso de 7,97% será encaminhada
a câmara de vereadores até o dia 4 de maio, ficando portanto acertado que no
pagamento de junho que é referente ao mês de maio já iremos receber de acordo
com o piso aprovado a nível nacional. Na ocasião também foi cobrado a correção do salário com relação a mudança de nível da classe que acontece esse
ano.
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